Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Sinopse - 1°semestre de 2015

23:58 José Guilherme Picolo 0 Comments Category : ,

Devida a dúvida dos integrantes do grupo e por ausência de respostas pelos cordenadores do projeto o grupo está disponibilizando o arquivo com a sinopse na norma ABNT para ser baixado via google drive e logo abaixo está o texto disponível na sinopse.

A Sinopse na norma ABNT encontra-se disponível no link a seguir:

Clique aqui para realizar o download


1. OBJETIVOS

          1.1. GERAIS

Realizar um protótipo de uma casa automatizada que visa além do bem estar dos residentes a economia de energia elétrica através de controle dos dispositivos eletrônicos dispostos pela residência.

          1.2. ESPECÍFICOS

Através da automação residencial reduzir o consumo de energia elétrica, facilitar o controle das luzes e aparelhos de uma casa e controle da real necessidade do uso de alguns aparelhos e luzes dispostos em uma casa, como lâmpadas acesas durante o dia ou uso de aparelhos como ar condicionado, mesmo com uma temperatura bem abaixo da temperatura do ambiente natural.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto consiste na identificação do gasto energético médio residencial e a partir destes dados, utilizar sensores e uma plataforma eletrônica para criar sistemas que os diminuirão, além de facilitar a comodidade de seus residentes.
Para calcular a quantidade de energia gasta mensalmente na residência, é necessário verificar a indicação de potência dos aparelhos. Caso você tenha um aparelho que consuma 2000 W (divida o valor por 1000 para saber em kW= 2kW) ou 2kW, e ele ficar ligado durante duas horas, você terá um consumo de 4kWh. Assim, se durante 30 dias do mês ele ficar ligado durante três horas, você terá um consumo de 2kW * 30 dias * 3 horas = 180kWh. Se ele ficar ligado 20 dias, 1 hora por dia terá um consumo de 40kWh. Pois basta multiplicar o consumo diário pelo número de dias ligados no mês.

          2.1. MATERIAIS ESCOLHIDOS

                    2.1.1. ARDUINO

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica, criado na Itália em 2005 por Massimo Banzi e David Cuatielles que tem a finalidade de elaborar projetos de controle de sistemas, principalmente de baixo custo.
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identificação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Os sensores escolhidos a princípio foram:

                    2.1.2. SENSOR LDR

Resistor Dependente de Luz. É um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta a sua resistência diminui.

                    2.1.3. SENSOR PIR

O sensor PIR é um sensor de movimento por calor (infravermelho). Todos os objetos com uma temperatura acima do zero absoluto emitem energia térmica sob a forma de radiação. Normalmente, esta radiação é invisível ao olho humano, pois irradia a comprimentos de onda infravermelhos, mas pode ser detectado por dispositivos electrónicos concebidos para esse fim. O sensor PIR detecta a radiação infravermelha emitida ou refletida por um objeto.

                    2.1.4. SENSOR LM35

Sensor de temperatura. O LM35 é um circuito integrado que parece um transistor comum de encapsulamento TO-92 de três pinos, entre outras versões de encapsulamento, como a TO-220. A temperatura é dada através de graus centígrados, ele é um termômetro preciso e sensível, além de ser barato e fácil de encontrar.

          2.2. CASA INTELIGENTE

Uma casa inteligente pode facilitar a vida de seus residentes e torná-la mais eficiente; podem também causar impactos ambientais e econômicos expressivos. Programando o funcionamento dos sensores, é possível, por exemplo, utilizar o sensor de movimento para desligar aparelhos eletrônicos quando não houver habitantes utilizando-os, controlar as luzes e desta maneira evitar gastos desnecessários por descuidos ou inconveniências.

3.RESULTADOS PRETENDIDOS

Os resultados pretendidos com esta automação residencial é desenvolver com uma plataforma de prototipagem eletrônica, de baixo custo, que mostre que é possível desenvolver equipamentos que proporcionem maior autonomia e conforto dos moradores, mas que vise principalmente a economia de energia, evitando ao máximo o desperdício da mesma em uma casa através de lâmpadas e dispositivos eletrônicos.

4. CRONOGRAMA

Todas as etapas do planejamento e desenvolvimento do projeto estão registrados no blog do projeto disponível no link: http://energysavingusf.blogspot.com.
O cronograma das ações está dividido em meses:
Fevereiro: Organização dos grupos; Identificação do problema; Definição do tema; Definição das fontes de pesquisa;
Março: Identificação e listagem dos materiais necessários; Compra de materiais; Criação do Blog; Desenvolvimento da Sinopse;
Abril: Planejamento do protótipo; Testes com a Plataforma Arduino;
Maio: Compra dos materiais necessários para o protótipo; Montagem dos equipamentos na maquete; Programação na placa Arduino
Junho: Finalização do protótipo: Montagem e Programação; Entrega e Apresentação do Projeto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2011. 453 f. Tradução de Rafael Zanolli. GARCIA, Armando Suárez. Consumo de Energia Elétrica - Aspectos Técnicos, Institucionais e Jurídicos. Curitiba: Juruá, 2011. 410 p.

MONK, Simon. PROGRAMAÇAO COM ARDUINO. Brasil: Artmed -, 2013. Informática e Tecnologia - Programação.

COOPER, Ellison; MARTINS JUNIOR, Wellyngton Moralles. Aplicação de painéis solares fotovoltaicos como fonte geradora complementar de energia elétrica em residências. 2013. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: <http://www.eletrica.ufpr.br/p/arquivostccs/259.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2015.

ENERGÉTICA., Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia. Grupo de Eficiência. USE – Uso Sustentável da Energia : Manual de Economia de Energia. Porto Alegre - Rio Grande do Sul: ., 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/biblioteca/manualuse.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.


ARDUINO. What is Arduino. Disponível em: <http://arduino.cc>. Acesso em: 10 mar. 2015.

RELATED POSTS

0 comentários